Ação de Luta Nacional | 26 Setembro 2020 – Porto 15h | Campo 24 de Agosto - Lisboa 14h30 | Pré-concentração Cais do Sodré (Setúbal) e Rossio


A CGTP-IN apela a todos os trabalhadores para que participem na Ação de Luta Nacional (descentralizada) convocada para o dia 26 de Setembro, Sábado, com concentrações e manifestações em todos os distritos e nas regiões autónomas sob o lema “Aumentar os salários! Desenvolver o País“. Partindo da luta reivindicativa nas empresas, locais de trabalho e serviços, há que fazer convergir todas as nossas propostas e reivindicações, nomeadamente no que se refere a:

- aumento geral dos salários e pensões e do salário mínimo nacional;

- pagamento da totalidade da retribuição a todos os trabalhadores com cortes salariais;

- proibição dos despedimentos;

- garantia do emprego e do combate à precariedade;

- garantia de proteção a todos os desempregados;

- reposição imediata dos direitos dos trabalhadores que no presente quadro foram desrespeitados;

- garantia das condições de saúde, segurança e higiene nos locais de trabalho; promoção da contratação coletiva;

- revogação das normas gravosas da legislação laboral;

- redução gradual do horário de trabalho para as 35 horas sem redução de salário;

- investimento nos serviços públicos;

- resposta aos problemas imediatos que se colocam na área da saúde (nomeadamente a prevenção e tratamento de problemas "não-COVID"), na educação (garantia de que serão reunidas as condições de segurança sanitária, reforço de recursos humanos e apoios pedagógicos acrescidos para que o ensino volte a ser presencial para todos os alunos) e nos transportes (reposição dos serviços nos termos das obrigações de serviço público a que as empresas estão obrigadas).

No Porto, o Sindicato Nacional dos Psicólogos estará representado na concentração que terá início às 15h, no Campo 24 de Agosto, e será seguida de manifestação até à Avenida dos Aliados.

Em Lisboa haverá duas pré-concentrações, às 14h30 no Cais do Sodré – Setúbal e às 14h30 no Rossio em Lisboa, que convergem na manifestação até Terreiro do Paço, com a participação da Secretária-geral, Isabel Camarinha.

Apelamos à participação dos associados, com determinação e os cuidados associados: a organização apela ao cumprimento das recomendações de distanciamento físico e utilização de máscara.