12/04/2021

SNP Envia Pedido de Esclarecimento e Audiência Urgentes ao Ministério da Educação

O SNP apela novamente ao Ministro da Educação que responda aos/às Psicólogos/as Escolares acerca de inúmeros problemas e injustiças que continuam por solucionar.

- Como se prevê a resolução da situação de mais de uma centena de psicólogos que têm vindo sucessivamente a ver os seus contratos renovados e cujo presente contrato termina a 31 de agosto?

- Porque  estão a ser negados os pedidos de mobilidade de psicólogos, nomeadamente de colegas em situação pessoal muito dramática, quando ambas as escolas os aceitam?

- O que sucedeu aos lugares dos psicólogos que efetivaram noutra escola que não aquela onde estavam nos últimos anos? Foram substituídos por psicólogos por contratação de escola, com vínculo precário?

- Porque é que o reposicionamento remuneratório é feito à mercê de cada serviço administrativo de cada agrupamento de escolas, a passos diferentes?

- Porque é que as recentes contratações de psicólogos são feitas ao abrigo de planos e fundos comunitários com contratos precários a termo?

- Porque é que psicólogos efetivos estão obrigados a responder a procedimentos do POCH?

- Para quando um aumento do rácio psicólogo/aluno de forma justa e equitativa pelo território nacional?

- Qual o futuro dos psicólogos escolares aquando da transferência de competências para as autarquias?

- Porque é que deixou de existir uma regulamentação clara sobre as funções e horários dos psicólogos escolares que garanta a autonomia técnica e científica? Porque é que a tutela não acompanha e tem sido omissa nestas matérias?

- Para quando um sistema de avaliação de desempenho justo e credível, que não o SIADAP?


Estas questões não podem mais ser adiadas, e a luta dos/as Psicólogos/as Escolares por uma carreira digna e um concurso justo assim o exige!

Participa na reunião de 13 de abril de 2021 às 18h30, inscreve-te aqui: https://forms.gle/NveXzDrJv3RRkzcJA

Junta-te ao teu Sindicato, o SNP! Mais juntos, mais fortes!

A Direção do SNP