SNP volta a exigir a aplicação imediata do DL 75/2023 aos trabalhadores em escolas públicas, designadamente psicólogos

 

O DL 75/2023 teria vindo, alegadamente, corrigir algumas das graves injustiças geradas pelo congelamento das carreiras na administração pública, ao longo das duas últimas décadas.

Facto é que, não obstante para a maioria dos trabalhadores abrangidos pelo referido decreto lei a situação ser, supostamente, líquida e de rápida aplicação, tal não tem acontecido com os psicólogos escolares cuja carreira, para muitos iniciada já há mais de 40 anos, ainda não foi valorizada! Por isso, atualmente, várias dezenas, senão as 3 centenas de psicólogos admitidos na FP até ao concurso de 1998, e volvidos 10 meses do início da aplicação do Decreto Lei, continuam sem resposta, sendo continuamente empurrados entre serviços incapazes e indisponíveis para lhes responderem.

Face à ausência de resposta quer por parte do IGEFE, quer por parte do MECI, este Sindicato insiste e não desiste em obter esclarecimentos que correspondam à justa reivindicação dos trabalhadores, alguns deles há mais de 40 anos como psicólogos em escolas públicas.

Dirigimos, por isso, novo ofício à Secretaria de Estado da Administração e Inovação Educativa, exigindo a rápida resolução da situação destes trabalhadores!