SNP reuniu com OPP no âmbito do Caderno Reivindicativo dos Psicólogos Escolares

No passado dia 17 de junho o Sindicato Nacional dos Psicólogos reuniu com a Ordem dos Psicólogos Portugueses com o objetivo de conhecer a posição da OPP acerca do Caderno Reivindicativo dos Psicólogos Escolares.

As reivindicações dos psicólogos que trabalham em contexto escolar foram alvo de análise e reflexão conjunta, tendo sido encontrados pontos de convergência nas propostas que valorizam a continuidade dos psicólogos nas escolas com vista à efetivação. A OPP considera ainda que o modelo de contratação e a realização de um concurso nacional são domínios da esfera sindical, e que deverá ser o SNP a proceder à sua negociação.

Embora discorde de procedimentos como o acesso à profissão através de estágio profissional, a validação da experiência profissional através de colégios de especialidades, ou a obrigatoriedade de associação para o exercício profissional, o SNP congratula-se pela possibilidade de diálogo entre as organizações representativas dos psicólogos portugueses na defesa de melhores condições de trabalho e da dignidade da profissão.