SNP finalmente reúne com Ministério da Educação! Plenários de trabalhadores/as a 18 de junho (Porto) e a 25 de junho (Lisboa)

O SNP vai finalmente ser ouvido pelo Ministério da Educação no dia 15 de junho. Após vários anos de solicitações, reivindicações e luta dos/as Psicólogos/as Escolares, procuramos nesta reunião uma resposta concreta às questões colocadas pelo SNP a 12 de abril, nomeadamente:

- Como se prevê a resolução da situação de mais de uma centena de psicólogos que têm vindo sucessivamente a ver os seus contratos renovados e cujo presente contrato termina a 31 de agosto?

- Porque  estão a ser negados os pedidos de mobilidade de psicólogos, nomeadamente de colegas em situação pessoal muito dramática, quando ambas as escolas os aceitam?

- O que sucedeu aos lugares dos psicólogos que efetivaram noutra escola que não aquela onde estavam nos últimos anos? Foram substituídos por psicólogos por contratação de escola, com vínculo precário?

- Porque é que o reposicionamento remuneratório é feito à mercê de cada serviço administrativo de cada agrupamento de escolas, a passos diferentes?

- Porque é que as recentes contratações de psicólogos são feitas ao abrigo de planos e fundos comunitários com contratos precários a termo?

- Porque é que psicólogos efetivos estão obrigados a responder a procedimentos do POCH?

- Para quando um aumento do rácio psicólogo/aluno de forma justa e equitativa pelo território nacional?

- Qual o futuro dos psicólogos escolares aquando da transferência de competências para as autarquias?

- Porque é que deixou de existir uma regulamentação clara sobre as funções e horários dos psicólogos escolares que garanta a autonomia técnica e científica? Porque é que a tutela não acompanha e tem sido omissa nestas matérias?

- Para quando um sistema de avaliação de desempenho justo e credível, que não o SIADAP?


Com o objetivo de dar a conhecer as conclusões da reunião e de definir as próximas ações reivindicativas, o SNP convida todos/as os/as Psicólogos/as Escolares a participar em dois plenários:

- Dia 18 de junho, sexta-feira, às 12 horas, na Casa Sindical do Porto, (inscrição em https://forms.gle/YAGAmbcUu2DouaAk9 - PRAZO LIMITE 16 DE JUNHO ÀS 11.30 HORAS)

- Dia 25 de junho, sexta-feira, às 12 horas, na Sede do SNP em Lisboa (inscrição em https://forms.gle/K9BmeXdXBKvyAg2J7 -  PRAZO LIMITE: 23 DE JUNHO ÀS 17 HORAS)


Participa! Mobiliza! Luta! Por um concurso e carreira dignos para os/as Psicólogos/as Escolares!

A Direção do SNP


Sede do SNP

Rua Jardim do Tabaco, nº 90 - 2º Dto

100 - 288 Lisboa
https://goo.gl/maps/jKzeYh3gTm2otNHx8


Casa Sindical do Porto

Rua Padre António Vieira, 195
4300-031 Porto
https://goo.gl/maps/Wp3XyrgxcVR6UBPJ9