Psicólogos precisam de soluções

O SNP reuniu com o Ministério da Saúde no passado dia 13 de Abril. Depois de várias solicitações de reunião que há anos realizamos, fomos agora convocados para uma reunião que contou com a presença da senhora ministra da saúde Marta Temido, bem como a restante equipa do Governo recentemente empossado.
O SNP trouxe à discussão aquilo que são as reivindicações há muito identificadas, desde a Revisão da Carreira dos psicólogos no SNS, a integração de todos os profissionais de psicologia na função pública e reabertura do processo de equiparação para técnico superior de saúde – ramos de psicologia clínica.
Avançámos ainda com a exigência do aumento do número de profissionais de psicologia no Serviço Nacional de Saúde, alcançando o rácio de, pelo menos 1 psicólogo para 5000 habitantes, bem como a emergência do aumento dos salários dos profissionais desta área em 90€.
A criação, nas unidades de saúde, do serviço de psicologia autônomo e dotado dos meios necessários ao exercício das suas funções e a situação na linha SNS24, foram matérias para as quais o SNP solicitou respostas.
Perante as reivindicações dos psicólogos, o Governo assumiu o compromisso de iniciar um processo negocial com o SNP com vista a discutir e encontrar as respostas que os psicólogos exigem.
O SNP apela a todos os psicólogos que se organizem e unam no seu sindicato, que continuem a fazer chegar os problemas com que estão confrontados e que se mobilizem para as ações de luta do SNP e da CGTP-IN, nomeadamente para o próximo 1º de Maio.
A Direção do SNP