MANIFESTAÇÃO NACIONAL DE JOVENS TRABALHADORES

 

O início do ano de 2025 revelou maiores dificuldades para os trabalhadores, os jovens, os reformados e os pensionistas e as suas famílias. Os custos com a habitação agravam-se, os preços dos bens e serviços essenciais continuam a aumentar e intensifica-se o ataque aos serviços públicos e funções sociais do Estado. É cada vez maior o fosso entre a larga maioria - os que trabalham e os que passaram uma vida a trabalhar - e uns poucos que continuam a acumular cada vez mais riqueza.


Sabias que:

1 em cada 10 trabalhadores está em situação de pobreza?

7 em cada 10 jovens (<35 anos) levam para casa um salário de até 1000€ líquidos?

1 em cada 3 jovens trabalhadores têm um vínculo de trabalho precário?

Mais de metade das pessoas que emigram são jovens (54%)?


Os jovens psicólogos estão fartos. Fartos de todas estas dificuldades e ainda das dificuldades em aceder à profissão, das dificuldades de acesso ao primeiro emprego, dos falsos recibos verdes, da precariedade e da desvalorização da profissão.


É urgente mudar de rumo!


Para isso, a luta dos trabalhadores é fundamental para construir uma outra política, que tenha os valores de Abril e a Constituição da República Portuguesa como alavancas para o futuro.

É urgente aumentar os salários de forma significativa, recuperar o poder de compra, efetivar o direito da negociação coletiva numa perspetiva de progresso, erradicar a precariedade, valorizar as carreiras e posições, revogar da legislação laboral as normas gravosas.

É urgente travar e inverter o ataque aos serviços públicos e funções sociais do Estado e a sua consequente degradação - salvar e reforçar o SNS, valorizar a escola pública, garantir o direito constitucional à habitação e à proteção social.

 

Por isso, dia 28 de março junta-te ao SNP e a milhares de jovens trabalhadores nesta luta pelo direito a uma vida feliz, estável e com direitos.

Início às 15h na Praça da Figueira, Lisboa