PSICÓLOGOS: TODOS AO 1º DE MAIO!

O dia 1 de maio é muito mais do que uma data simbólica. É um momento de afirmação coletiva da força dos trabalhadores. Nós, os psicólogos portugueses, também somos trabalhadores. E como tal, temos muitos motivos para juntarmos as nossas vozes e nos fazermos ouvir!

 

Mesmo com diferentes contextos de trabalho, a realidade que enfrentamos é bem conhecida de todos nós:

 

É uma realidade de instabilidade, marcada por vínculos precários, ausência de progressão na carreira (ou até mesmo ausência de carreira!), pois não basta aprovar decretos-lei: é preciso garantir que se cumprem e produzem efeitos reais na vida de quem trabalha.

 

É uma realidade de sobrecarga, com horas de trabalho a mais e euros no salário a menos.

 

Uma realidade de enorme desvalorização da nossa profissão, onde as condições a que estamos sujeitos estão desencontradas das nossas necessidades individuais e coletivas, e das necessidades das populações a quem servimos, comprometendo o nosso bem-estar enquanto trabalhadores, e a qualidade da nossa intervenção.

 

Esta desvalorização contínua e prolongada, não só é injusta como é insustentável para nós e para as populações junto de quem intervimos.

É urgente uma resposta coletiva! Fazermo-nos ouvir e construir mudança exige participação, organização, ação conjunta e solidariedade. As condições objetivas dos psicólogos só se transformam com luta organizada!

Por estes motivos, o Sindicato Nacional dos Psicólogos apela à tua participação nas comemorações do 1.º de Maio. Juntos, a uma só voz, faremos valer os nossos direitos!

 

Encontra o SNP nos seguintes locais:
Beja – 10h, Casa da Cultura
Lisboa – 14h30, Martim Moniz / Alameda (ponto de encontro do SNP: Martim Moniz, lado esquerdo virado para a almirante reis)
Porto – 15h, Avenida dos Aliados (ponto de encontro do SNP: em frente à estação de metro dos Aliados, do lado direito de frente para o palco)