Envio de novo ofício ao Ministério da Saúde – os psicólogos estão fartos de esperar

Tal como é do conhecimento dos nossos associados, na reunião de 6 de fevereiro de 2025 — ainda na anterior legislatura — o Sindicato Nacional dos Psicólogos apresentou ao Ministério da Saúde as justas reivindicações dos trabalhadores da psicologia no SNS e na área da saúde. Na ocasião, estas reivindicações foram consideradas pertinentes e ficou acordado que seriam alvo de uma discussão mais aprofundada, tendo em vista a renegociação da carreira do psicólogo no Serviço Nacional de Saúde.

No entanto, continuamos a aguardar o dito retomar do processo negocial, não tendo o nosso pedido de reunião (enviado há meses) ao Ministério da Saúde merecido qualquer resposta por parte do Ministério.

Simultaneamente, sabemos que foi iniciado um processo negocial com outro sindicato sobre a revisão da carreira de Técnico Superior de Saúde, excluindo deliberadamente o SNP das negociações de uma carreira que diz diretamente respeito aos nossos associados.

Mais grave ainda, a proposta apresentada pelo Ministério da Saúde para esta carreira mostra-se profundamente insuficiente e incapaz de responder às justas necessidades e reivindicações dos psicólogos no SNS e na área da saúde.

Perante esta situação, Sindicato Nacional dos Psicólogos voltou a exigir a marcação urgente de uma reunião com o Ministério da Saúde, de forma a garantir que a voz dos psicólogos seja ouvida e respeitada.

 

Lisboa, 27 de setembro de 2025
A Direção do Sindicato Nacional dos Psicólogos